A cada dia, a Carteira de Trabalho Digital vem substituindo gradativamente o modelo impresso, conforme iniciativa do Ministério da Economia para desburocratizar esse serviço.
Em Franca, o chefe do setor de Políticas do Trabalho, da Gerência Regional do Trabalho, Fernando Wilson Caetano, explicou as últimas atualizações do aplicativo do modelo digital deste documento, em que qualquer cidadão pode utilizar através somente do seu CPF.
O Ministério da Economia quer que no futuro esse aplicativo permita ainda através da conta de acesso única do governo, reunir todas as informações relativas aos vínculos empregatícios, como contribuições previdenciárias, recolhimentos do Fundo de Garantia por tempo de serviço, bem como as demais informações atinentes aos vínculos.
No momento, o aplicativo evoluiu e já permite ao trabalhador consultar seus vínculos de emprego – atuais e anteriores, salários de admissão e última alteração salarial e cargo. “Ele ainda consegue gerar um arquivo de PDF de impressão das situações em que deve comprovar suas relações de emprego para qualquer finalidade, requerer o Seguro Desemprego e cadastrar recurso administrativo relativo ao benefício. Podendo ainda consultar valores e datas de recebimento do seguro, consultar Abono Salarial e realizar denúncias. Tudo isso, além de ser um canal de comunicação direto entre o trabalhador e o governo federal”, explicou a servidora Maiara Alves de Morais.