Reportagem Gustavo Rodrigues
Três partidas, duas vitórias e uma derrota: esse é o retrospecto do Sesi Franca Basquete nos primeiros confrontos do segundo turno do NBB (Novo Basquete Brasil). Durante o mês de janeiro, a equipe de Helinho Garcia jogou em casa apenas pela Champions League das Américas e Copa Super 8. Pelo principal torneio nacional, o time atuou só longe do Pedrocão.
Por conta disso, a expectativa dos torcedores é grande para o confronto deste sábado (1°), no Póli, contra o Corinthians, às 12h50. Após o resultado negativo no meio desta semana contra o Mogi, o Sesi deixou escapar a oportunidade de encostar no líder Flamengo. Com isso, a partida de hoje é de fundamental importância.
Vencer o Timão significa manter a segunda colocação do torneio, já que o equilíbrio do NBB faz com que outras equipes ameaçam Franca na tabela de classificação.
Fazendo um balanço dos duelos longe de casa, pode-se dizer que a sequência foi positiva. As vitórias contra São Paulo e Paulistano e a boa atuação contra Mogi, mesmo sendo derrotado, servem de motivação para Helinho e companhia seguirem na luta pelo topo.
O jogo coletivo, ponto importante citado pelo treinador, foi um dos destaques nas últimas partidas. Para se ter uma ideia, no duelo de quarta-feira (29), quatro atletas terminaram com pontuação superior a dois dígitos.
Cestinha dos francanos, o uruguaio Luciano Parodi anotou 20 pontos. Além dele, os destaques foram Schattmann que fez 18, Rafael Hettsheimeir com 15 e David Jackson que terminou a partida com 14.
Para este sábado, mais uma vez o pivô Lucas Cipolini será desfalque. Já o Corinthians deve contar com suas principais peças. O timão descansou nesta semana do Novo Basquete Brasil. O último jogo foi no dia 23, na vitória diante do Basquete Cearense, fora de casa, por 84 a 78. Os destaques do confronto pelo lado dos paulistas foram Fischer e Fuller com 16 pontos e Wesley que anotou 15.
Se o Sesi Franca ainda sonha em encerrar a primeira fase na liderança do torneio, o Corinthians tem como principal objetivo a classificação para a próxima fase.
Atualmente em oitavo na tabela, o time da capital faz campanha considerada longe do ideal, já que o atual vice campeão paulista, sendo derrotado justamente pelos francanos na decisão, eram cotados como um dos candidatos a incomodar na lista dos melhores.
Além de Franca e Corinthians, outro jogo movimenta a rodada neste sábado. No Rio de Janeiro, o Botafogo recebe o Basquete Cearense às 16 horas. Já amanhã (2), a partida única do dia será entre Mogi e Unifacisa, às 11 horas.
Na segunda-feira (3) a sequência do NBB contará com os jogos entre Flamengo e Basquete Cearense, a partir das 18 horas e Pato Basquete e São Paulo, às 20 horas.