Por Pedro Maia
Editor-chefe
Nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, uma mulher de 30 anos foi presa após a Equipe de Proteção aos Animais, da Delegacia Seccional de Franca, confirmar as denúncias recebidas contra a indiciada por maus-tratos a dois cães. O caso aconteceu no Jardim Vera Cruz II, na zona Norte.
Segundo as denúncias, os animais permaneciam habitualmente acorrentados, sem abrigo adequado contra condições climáticas adversas e sem acesso a água ou alimento. No local, a equipe foi recebida pela mãe da denunciada, que autorizou a entrada no imóvel. Na garagem, dois cães de porte pequeno (um da raça “Shih Tzu” misturado com “Vira-lata” e outro “Vira-lata”), ambos presos por correntes e cordas extremamente curtas — um deles com menos de 30 cm de mobilidade — em local sem cobertura.

O ambiente estava insalubre, com excesso de fezes, ausência de comida e vasilhas de água contendo lodo. Questionadas, as mulheres assumiram a responsabilidade pelos animais, alegando que os mantinham presos por serem agressivos com as crianças da casa. Entretanto, a equipe policial verificou que os cães eram dóceis.
Diante da violação ao bem-estar animal e das condições precárias de higiene e liberdade, foi dada voz de prisão em flagrante à acusada. Sua mãe não foi conduzida à unidade policial em razão de sua idade avançada e por ser a única responsável no momento pelos três netos (de 2, 4 e 6 anos) e por um sobrinho cadeirante.
Os animais foram resgatados e ficaram sob guarda temporária.