Por Pedro Maia
Editor-chefe
A Polícia Civil de São Paulo, através da DIG (Delegacia de Investigações Gerais de Franca), realizou nesta terça-feira, 30 de dezembro, a prisão de J. R. F., de 29 anos, procurado por Fraude Eletrônica e Extorsão.
Em setembro deste ano, uma vítima residente em Franca perdeu seu gato de estimação e divulgou em suas redes sociais. O investigado no Inquérito Policial então entrou em contato com a pessoa e informou que estava na posse do animal, ocasião em que solicitou o valor de resgate, o qual foi pago pela vítima.
Em continuidade, J. R. F. passou a afirmar que era membro de organização criminosa e mediante diversas ameaças, constrangeu a ofendida a transferir mais dinheiro, resultando em prejuízo de aproximadamente em R$ 20 mil.

Durante a investigação, através de métodos especializados de apuração, foi possível identificar o autor do crime, bem como sua localização, na cidade do Paraná. O trabalho da Polícia também permitiu identificar outra vítima de Franca e mais seis vítimas residentes na área do Deinter 3.
Acolhendo representação da Polícia Civil, o Juiz das Garantias decretou a prisão cautelar do investigado e expediu mandado de busca e apreensão para a residência respectiva.
Munido das decisões judiciais, as equipes da DIG foram até a cidade de Rolândia/PR e realizaram a captura do alvo, o qual foi abordado no início da manhã, ainda na cama. Durante as buscas foram encontrados diversos aparelhos celulares, mais de R$ 6 mil em espécie, cartões de crédito e chips telefônicos.
O capturado foi conduzido até a Delegacia de Polícia onde foi formalizada sua prisão e interrogado. A ação contou com o crucial apoio da Investigadora de Polícia da PCPR Viviane.