Os candidatos ao diaconato permanente da Diocese de Franca celebraram no sábado, 29 de novembro, o final do ano letivo da Escola Diaconal Santo Efrém. A celebração marcou também o encerramento da primeira etapa formativa rumo ao diaconato permanente, primeiro grau do Sacramento da Ordem, este que, na Igreja Católica, culmina na formação de sacerdotes e episcopados (padres e bispos).
Inspirados pela exortação bíblica de escolher “homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria” (At 6,3), os 30 candidatos seguem firmes no propósito vocacional. Conforme ensina o Concílio Vaticano II, o diaconato é um dom de Deus para a Igreja, chamado a florescer nas três dimensões próprias do ministério: a Caridade, a Palavra e a Liturgia.
A celebração foi presidida por Dom Paulo Roberto Beloto. Em sua homilia, ao meditar o Evangelho da Videira Verdadeira (Jo 15,1-8), o bispo recordou que, assim como os ramos dependem da videira, também a vocação diaconal só produz frutos se vivida em íntima união com o Senhor, na escuta da Palavra, na fidelidade à Igreja e na vida de oração.
Dom Paulo agradeceu aos candidatos pela resposta generosa ao chamado de Deus e enalteceu a dedicação do corpo de formadores (padres e diáconos permanentes) representados na pessoa do diretor da Escola, Pe. Aparecido Raimundo de Souza Meireles. Destacou, ainda, a importância desta etapa formativa para que cada candidato se configure cada vez mais a Cristo Servo.
A Diocese louva e bendiz a Deus pelos dons concedidos e pela perseverança destes irmãos nesta caminhada de fé. Confiemos à intercessão da Virgem Maria e de Santo Efrém, diácono e doutor da Igreja, todos os candidatos ao diaconato permanente de nossa diocese, para que permaneçam fiéis à graça recebida e deem muitos frutos para o povo de Deus.
As informações foram divulgadas pelo portal da Diocese de Franca.