Por Pedro Maia
Editor-chefe
A Comissão Diocesa de Justiça e Paz, por meio da Diocese de Franca, emitiu um documento que convida as entidades civis, o poder público, instituições religiosas e cidadãos da cidade e Região de Franca a participarem de um ‘Ato Ecumênico em Defesa da Justiça, da Paz e dos Direitos Humanos’.
O evento será realizado no próximo sábado, dia 29 de novembro, com início às 9h e encerramento às 11h, no Salão Paroquial da Igreja São Sebastião, no bairro Estação, em Franca.
O ato se manifesta com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos, criada em 10 de dezembro de 1948 e que, portanto, completa 77 anos em 2025. O documento descreve que é necessário uma reflexão em meio ao cenário de violência, nacional e internacionalmente, e destaca a urgência do empenho e ação de todas as parcelas da sociedade para a promoção de um mundo mais justo.
“Que em lugar do ódio, da intolerância e da violência, possamos construir uma cultura de paz, na qual nossas reflexões e ações contribuam para um mundo mais fraterno e solidário. Aguardamos a presença de todos com esperança”, descreve o documento, assinado pelo Bispo Diocesano de Franca, Dom Paulo Roberto Beloto, o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Flávio Augusto Cícero, o Assessor Eclesial da Comissão Justiça e Paz, Pe. Valdomiro José de Souza, e o Coordenador da mesma comissão, Jorge Luís Martins.
Vale destacar que, embora o Bispo Dom Paulo tenha assinado o convite, o mesmo não poderá comparecer devido a um compromisso com os candidatos ao diaconato, que acontecerá no mesmo horário.