Por Pedro Maia
Editor-chefe
Dados da Fundação Seadec, com base nas informações do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), expõem que 486 mil vagas de emprego foram criadas pelo Estado de São Paulo entre janeiro e setembro. Em 12 meses, foram 377 mil oportunidades, sendo 49 mil só no mês de setembro.
Em levantamento divulgado pela Agência SP, Franca ocupa a 15ª colocação entre as cidades paulistas com maior saldo de vagas de trabalho no acumulado do ano, com 4.627 postos, ficando abaixo de municípios com o mesmo porte populacional – entre 300 e 400 mil habitantes -, como Barueri (8°) e Bauru (4°). Ao mesmo tempo, superou cidades como Taubaté (17°), Limeira (21°) e Diadema (27°).
Entre os 50 municípios campeões de emprego no mês de setembro, Franca está na 46° posição, tendo aberto 197 vagas. Já sobre aquelas cidades com maior saldo de vagas dos últimos 12 meses, a Terra das Três Colinas é a 29ª, com acumulado de 1.887 oportunidades.
São Paulo
Voltando a comentar sobre o território paulista, o estado criou 23% do total de vagas com carteira assinada do país em setembro, 28% do total nos primeiros nove meses e 27% em 12 meses. Assim, São Paulo se consolida como a unidade da Federação que tem maior saldo de vagas do país.
O Governador Tarcísio de Freitas afirmou que é uma imensa satisfação saber que quase meio milhão de pessoas começaram a trabalhar com carteira assinada nos primeiros nove meses do ano. “O bom resultado é o reflexo direto da nossa economia, que está fortalecida em todos os setores, seja na indústria, no comércio, na construção civil ou nos serviços. Mais gente trabalhando é garantia de renda, de desenvolvimento e prosperidade para as famílias”, inferiu.
**Com informações da Agência SP