Por Pedro Maia
Editor-chefe
Um jovem de 22 anos foi detido pela Polícia Civil na última semana após enviar várias ameaças de morte ao prefeito de Pedregulho, Carlos Teixeira (PSDB), conhecido como Cacá Advogado.
Segundo relato do próprio prefeito, as ameaças começaram na quinta-feira, 9 de outubro. Ele voltava de uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, com o vice-governador do Estado, Felício Ramuth (PSD), quando recebeu o telefonema de uma funcionária de uma escola estadual de Pedregulho dizendo que a escola havia recebido e-mails com teor de ameaças à sua pessoa. No dia seguinte, pela manhã, vários secretários municipais receberam em seus emails institucionais o mesmo tipo de mensagem.
“Vários e-mails foram disparados com conteúdos de ameaça. Posteriormente ficamos sabendo também que a Câmara Municipal também recebeu e-mail com ameaças ao prefeito e isso nos preocupou, é óbvio. Nós acionamos então a Seccional e tivemos pronto atendimento por parte de toda a estrutura da seccional. Dr. Vanir, Dr. Murilo, Dr. Radaelli, prontamente atenderam a essa demanda”, conta Carlos Teixeira.
Uma equipe de policiais civis de Franca foi então encaminhada para o município, a cerca de 41 quilômetros de Franca e, segundo Cacá, realizaram um trabalho excepcional. “Em muito pouco tempo eles conseguiram rastrear com todo o aparato tecnológico que a polícia conta hoje. Rastrearam o indivíduo que proferiu as ameaças e acabou desaguando na sua apreensão”, disse. Vale ressaltar que o jovem foi detido e, sendo ouvido, foi liberado. Segundo a PC, ele sofre de problemas psiquiátricos e nenhuma arma foi localizada em sua casa. Ele vai responder em liberdade.
Questionamentos
“Eu não conheço essa pessoa, nunca a vi, ela mudou recentemente aqui para Pedregulho e, enfim, nos estranha esse posicionamento de uma pessoa, na sua simplicidade, enfim. Veio da Bahia para trabalhar aqui na colheita de laranjas do município e ter acesso a e-mails institucionais, ter acesso a locais, ter acesso a contatos institucionais aqui do município, né?”, questionou Teixeira. Ele continuou: “É óbvio que a investigação, ao que nos foi dito, vai continuar, porque muito provavelmente por detrás disso deve ter algum mandante. Infelizmente, nós temos tido que ter algumas medidas enérgicas na cidade de Pedregulho, no sentido de se combater corrupção, combater irregularidades, que durante anos tem sido proferidas aqui no município, e isso acaba trazendo algum descontentamento, por parte não apenas de servidores eventualmente corruptos, como também por parte de políticos aqui da região, que infelizmente ainda insistem em manter a velha política aqui em Pedregulho, enfim. Nós temos incomodado, né?”, declarou o chefe do Poder Executivo.
Por último, o prefeito elogiou a ação direta e imediata da Polícia Civil na solução do problema e pediu que a população pedregulhense possa se acalmar após os ocorridos. “Só tenho a agradecer a polícia pela ação desenvolvida e, enfim, te capturado então o ameaçador. Espero que as medidas jurídicas e legais sejam tomadas. Eu gostaria de acalmar a população, acalmar os familiares que estão, de fato, preocupados com essa situação. Eu confio nas autoridades policiais, nas autoridades judiciais e eu tenho certeza que a justiça será feita, e quem realmente cometeu o mando desse crime também vai ser localizado”, inferiu.