Investimento promoverá melhor qualidade no transporte viário
Por Pedro Maia
Editor-chefe
Com investimento de R$ 56,9 milhões do programa Caminhos para Avançar – Novas Estadas, as terceiras faixas que estão sendo implantadas em trecho da Serra da Capetinga, a cerca de 43 quilômetros de Franca, devem ser concluídas até o final de fevereiro de 2026. A área recebe um bom fluxo de veículos, especialmente por ser o trajeto de ida e volta para aqueles que visitam o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia-MG.
A empresa responsável pela restauração e aumento da capacidade no trecho da rodovia MG-444, do entroncamento com a MG-344 (para Cássia) até a divisa de Minas com São Paulo, com extensão de 23,9 km com 5,5 km de terceiras faixas, recebeu a ordem de início do DER-MG (Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de Minas Gerais) para execução dos serviços no final de dezembro de 2024.
A Serra de Capetinga receberá 2 km de terceiras faixas. No restante da rodovia serão implantados outros 3,5 km de terceiras faixas. O prazo contratual dos serviços é de 420 dias a contar da data de ordem de início, com previsão de conclusão em 28/02/2026.
Na fase atual, a obra está com algumas etapas concluídas como a reciclagem do pavimento, aplicação da primeira camada de CBUQ, aplicação da camada final de CBUQ em 5 km, 4,8 km das terceiras faixas implantadas e se encontra na fase de conclusão os 700 metros restantes da terraplanagem de terceira faixa com remoção de material (rocha).
Com a conclusão desta obra de restauração, aumento da capacidade e terceiras faixas, na MG-444, a expectativa do DER-MG é promover a eficiência logística, ao reduzir o tempo de viagem, melhorar a segurança viária e facilitar o fluxo contínuo de veículos leves e pesados, contribuindo para o escoamento de produtos agrícolas e industriais da região, no deslocamento entre Minas Gerais e São Paulo.