Por Pedro Maia
Editor-chefe
A Prefeitura de Delfinópolis-MG, cidade a cerca de 93 quilômetros de Franca, e o Governo de Minas, convidam a população para uma Consulta Pública que tratará da construção da ponte de ligação do município à Cássia-MG. A audiência será realizada no dia 21 de outubro, às 17h, na Escola Estadual Profª Neiva Maria Leite, localizada na Avenida Padre Ivo Soares Mattos, 888.
Em julho, o governo mineiro apresentou o projeto de concessão para melhoria do transporte aquaviário nos lagos das usinas de Furnas e Mascarenhas de Moraes, no Sul do estado. A proposta traz um desejo antigo dos moradores de Delfinópolis e cidades vizinhas, pois contempla a modernização das travessias por balsas na região.
O Jornal Verdade entrou em contato com a Seinfra (Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias) buscando entender como funcionará o investimento. Em nota enviada à reportagem, a Secretaria informou que o projeto da ponte será viabilizado por meio de concessão, modelo que combina investimento público com participação da iniciativa privada. A futura concessionária será responsável pela execução, operação e manutenção da estrutura.
Ainda em nota, a Seinfra destacou que o projeto segue em fase de consulta pública, com previsão de publicação do edital em dezembro de 2025. A expectativa é que as obras tenham início em 2026. “As questões relacionadas a tarifas, prazos e padrões de serviço serão definidas com base em critérios técnicos que assegurem acessibilidade à população e equilíbrio econômico-financeiro da concessão”, mencionou.
Ponte Cássia-Delfinópolis
A construção da ponte entre Cássia e Delfinópolis terá 1.280 metros de extensão. Segundo a Agência Minas, a estrutura colocará fim ao isolamento histórico entre os dois municípios, aguardado há mais de 50 anos por moradores e produtores da região. O tráfego médio pelo trecho é de cerca de 780 veículos por dia, o que corresponde a 54% das travessias da região.
Em julho, quando o projeto foi apresentado, Cristiano Gerardão, prefeito de Capitólio e presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), declarou que este planejamento é muito importante para a movimentação econômica da região. “Delfinópolis tem uma grande representação do agronegócio, sendo um dos maiores produtores de banana do estado. E Cássia hoje desponta como um dos grandes destinos de turismo religioso do Brasil, por conta do santuário de Santa Rita de Cássia”, pontuou
As sugestões para o projeto, durante a fase de consulta pública, podem ser enviadas até 12/10 para o e-mail ponte@infraestrutura.mg.gov.br