Por Pedro Maia
Editor-chefe
Nesta semana, um novo radar entra em operação em Franca. O dispositivo, já homologado e aprovado pelo DER-SP (Departamento de Estradas e Rodagem de São Paulo) e aferido pelo IPEM (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), foi instalado no km 34+550 metros da Rodovia Engenheiro Ronan Rocha (SP-345), no sentido Oeste e passa a funcionar a partir da próxima quarta-feira, 30 de julho.
O trecho em questão é administrado pela Arteris ViaPaulista. A decisão que autoriza o início da operação foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 23 de julho. A concessionária reforça que a instalação dos equipamentos é uma determinação prevista no contrato de concessão. Já a gestão dos dados é realizada pelo DER-SP.
Entre fevereiro e março deste ano, outros dois radares já foram instalados na mesma rodovia: um no km 32, em Franca, e o outro no km 18.670 metros, em Patrocínio Paulista. O limite de velocidade em ambos é de 100km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados.
Reforçando a segurança no trânsito
A instalação dos equipamentos fiscalizadores de velocidade é realizada com o objetivo de aumentar a segurança viária e reduzir acidentes causados pelo excesso de velocidade nas rodovias, imprudência recorrentemente constatada por estudos realizados e monitoramento. Os radares são instrumentos utilizados no trabalho preventivo e em conjunto com outras estratégias com foco na redução de mortes, como campanhas educativas e outras iniciativas em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária.
“A principal orientação de segurança é para que o usuário respeite os limites de velocidade de cada rodovia, pois existem estudos que embasam nossas decisões técnicas e investimentos. Além disso, as rodovias contam com sinalização que indica a presença de fiscalização eletrônica de velocidade”, reforça a gerente de Operações, Ana Caetano.
A concessionária realiza estudos e faz o acompanhamento de todos os acidentes registrados na malha viária sob gestão da empresa. O objetivo é mapear os pontos das rodovias com maior incidência de sinistros e a média de velocidade registrada nesses locais antes da implantação de radares. Os trechos com a presença dos equipamentos são devidamente sinalizados com placas que indicam a velocidade regulamentada para veículos leves e pesados.