Fernando Lima
A sexta-feira (10), foi dia de contar prejuízos para os moradores do assentamento Boa Sorte, em Restinga, pelo menos 60 famílias ficaram desabrigadas com o incêndio que devastou o local. A reportagem do Jornal Verdade esteve no assentamento, que parecia um cenário de guerra.
“Eu vi o fogo aproximando da minha casa, mas não imaginei que ele chegaria aqui. Fui com minha família para perto da igreja, onde o fogo estava mais distante. Eu cheguei a voltar para tentar salvar alguma coisa, mas não consegui salvar muito não. Não tínhamos água, porque se tivesse eu tentava apagar para não atingir minha casa”, o relato é do escultor Donizete Dias Ferreira, que perdeu quase tudo da casa.
Um dos cômodos da residência era exclusivo para aulas de reforço que ele dá aos filhos, o local também foi destruído pelo incêndio. “Queimou tudo, não salvou quase nada, livros, as carteiras onde as crianças sentavam para o estudo, foi tudo embora. Agora é hora de recomeçar”, desabafou.
O agricultor Eleir Gomes de Oliveira não teve a casa muito atingida, mesmo assim ele precisou passar a noite no ginásio municipal de Restinga, onde os moradores foram acolhidos. “O nosso maior medo era em relação a minha esposa, ela está grávida de 7 meses. Quando vimos a fumaça invadindo tudo, a nossa casa, as casas dos vizinhos, só pensamos nela e deixamos o local sem pensar duas vezes. Foi um desespero total, um dia muito triste para gente”, contou Eleir.
Desde que as famílias ficaram desabrigadas na quinta-feira (9), uma onda de solidariedade tomou conta de Restinga e região. Os desabrigados foram acolhidos no ginásio municipal, ao lado da Prefeitura onde passaram a noite.
Cestas básicas, itens de higiene, roupas, calçados, água entre outros, não paravam de chegar no local, e serão distribuídos para as famílias que foram atingidas.
Quem quiser doar pode ir pessoalmente até o ginásio, que fica na rua Geraldo Veríssimo ao lado da Prefeitura de Restinga. A Assistência Social do Município também atende através do (16) 9.9975-1415. As doações serão repassadas para as famílias assistidas pela Prefeitura de Restinga.