A Prefeitura Municipal de Itirapuã emitiu uma nota oficial a respeito de matéria recente publicada pelo Jornal Verdade sobre o alerta enviado ao Poder Executivo pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), que se refere à diferença entre despesas e receitas consolidadas no mês de setembro. Salientamos que houve um equívoco por parte da reportagem quantos aos números e período de diferença em que a notícia foi publicada, já que houve um equilíbrio das contas públicas nos meses subsequentes, segundo informou a Prefeitura. Em virtude do erro, a matéria foi apagada, mas trazemos abaixo a explicação do órgão:
NOTA OFICIAL – PREFEITURA MUNICIPAL DE ITIRAPUÃ
“A Prefeitura de Itirapuã informa que teve ciência da matéria publicada na imprensa local referente ao alerta emitido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).
Esclarecemos que o levantamento utilizado pelo órgão refere-se ao mês de setembro, período em que a receita municipal ainda estava impactada pelo baixo desempenho do primeiro semestre. Por esse motivo, naquele momento específico, o relatório apontou despesas momentaneamente superiores à receita acumulada.
É importante destacar que algumas despesas municipais são lançadas de forma global, contemplando valores referentes aos 12 meses do ano. Isso naturalmente pode gerar oscilações nos relatórios mensais.
Além disso, a administração municipal antecipou o pagamento de precatórios, que poderiam ser quitados até dezembro, mas foram pagos já em setembro. Essa antecipação, realizada de maneira responsável e dentro das previsões orçamentárias, também influenciou os números apresentados no consolidado de setembro.
Reforçamos que a situação já está normalizada, uma vez que a receita do município apresentou melhora significativa no segundo semestre, equilibrando as contas públicas.
A Prefeitura de Itirapuã mantém total transparência em relação às finanças municipais e segue atuando com responsabilidade, respeito aos recursos públicos e observância às orientações dos órgãos de controle.”