Por Pedro Maia
Editor-chefe
A Prefeitura Municipal de Itirapuã, cidade a cerca de 27,6 quilômetros de Franca, foi notificada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) com alerta para os gastos, que superaram a arrecadação do município. O documento foi encaminhado pelo órgão em outubro, relativo ao consolidado do mês de setembro.
De acordo com o painel do município no portal do TCESP, a receita total do município é de R$ 28.218.595,79 (vinte e oito milhões, duzentos e dezoito mil, quinhentos e noventa e cinco reais e setenta e nove centavos), já a despesa total é de R$ 31.886.663,36 (trinta e um milhões, oitocentos e oitenta e seis mil, seiscentos e sessenta e três reais e trinta e seis centavos), indicando que os gastos superam em 13% as arrecadações.
Fiscalização
Como reportado, o documento elenca três pontos em situação desfavorável:
O Tribunal salienta que deverão ser observadas as exigência contidas na legislação (art.9º da Lei Complementar nº 101/2000), a fim de evitar possíveis sanções de ordem administrativa e/ou penal.
Prefeitura Municipal de Itirapuã
Entramos em contato com a Prefeitura Municipal de Itirapuã a fim de que se posicionassem sobre o ocorrido, onde questionamos também se medidas já estão sendo tomadas para corrigir os apontamentos manifestados pelo Tribunal de Contas. Até o momento, não fomos respondidos. Atualizaremos a matéria no site em caso de uma devolutiva.