A cada dois dias, o município de Franca registra uma média de 35 casos de dengue. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, em 309 dias (contagem de 1° de janeiro até o último dia 5 de novembro), a cidade contabilizou 5.435 casos positivos da doença e quatro óbitos.
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, foram registrados até o momento 1.6 milhões de casos prováveis de dengue e 1.688 mortes. Ainda segundo a pasta, os resultados são, respectivamente, 75% e 72% inferiores aos do mesmo período de 2024 (Agência Brasil).
Arrastão da Dengue
Para eliminar focos do Aedes aegypti, manter os espaços limpos e conscientizar a população sobre o descarte correto de materiais inservíveis, será realizado neste sábado, 8, mais uma edição do ‘Arrastão da Dengue’, desta vez no Jardim Ângela Rosa. A secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, reforçou a importância da iniciativa. “O engajamento da população é essencial durante os ‘Arrastões’. A destinação correta dos materiais e a colaboração de todos fazem a diferença”, disse.
A ação começará às 8 horas, com caminhões percorrendo o bairro para recolher recipientes que acumulem água, como latas, garrafas, baldes, potes de vidro ou plástico e móveis.
Serão atendidas pela ação as ruas Cesário João Careta, Ângela Rosa Scarabucci, Jorge Tabah, Julita Martins e avenida Eliza Verzola Gosuen. Os moradores deverão separar os itens e deixá-los nas calçadas na noite anterior. Além da coleta, agentes de saúde orientarão a população sobre medidas preventivas e a eliminação de possíveis criadouros do mosquito da dengue.