Por Pedro Maia
Editor-chefe
Durante operações da GEPAAR (Grupo Especial de Policiamento Ambiental em Área de Risco) na região do Rio Sapucaí, no sábado, 11 de outubro, um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo na Estrada do Marolo, em Patrocínio Paulista, a cerca de 19 quilômetros de Franca.
A equipe de policiais ambientais avistou um veículo na estrada rural com vários cachorros de raça americana na carroceria. O motorista foi abordado e, em revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado. No entanto, em vistoria veicular, foi localizada uma espingarda e 11 munições intactas do mesmo calibre. Indagado, o abordado informou que estava praticando o controle de javalis – considerada espécie invasora – com o uso de cachorros, mas também com a arma que, por sua vez, não tinha registro.
Referente à legislação ambiental, apresentou todas as documentações pertinentes, que foram conferidas e estavam em conformidade.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao envolvido e conduzido à CPJ (Central de Polícia Judiciária), onde permaneceu preso. Consultado os antecedentes criminais, nada possuía.
Atuaram na ocorrência a VTR/Equipe A-04318, formada pelo 1° Sargento PM Tiago, Cabo PM Oliveira e Soldado PM Satoshi, do 1° Pelotão (comandado pelo 1° Tenente PM R. Silva), da 3ª CIA (comandada pelo Capitão PM Eufrásio), que responde ao 4° Batalhão de Polícia Militar do Interior.